Softwares Educativos


Existe atualmente uma infinidade de softwares educativos disponíveis no mercado, que exploram os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados nas escolas como um recurso para dinamizar as aulas. Este estudo tem como objetivo apresentar um resumo dos assuntos abordados naqueles que estão voltados para o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries

do Ensino Fundamental para que possam ser usadospelo professor, como recurso didático paraapoiar, reforçar ou complementar as aulas teóricas. Apresenta-se os resultados da pesquisa relativa aanálise de 75 software educativos ou aplicativos disponíveis

na Internet, com uma sinopse dos conteúdos explorados, idioma, licença e endereço para download. O propósito deste estudo, que

será usado em pesquisas futuras, é mapear os conteúdos presentes nestas ferramentas a fim de

identificar os que apresentam situações-problema que possibilitem a construção dos conceitos de estruturas aditivas e multiplicativas. Também se procurou observar a concepção teórica de ensino presente nestes materiais e se os mesmos são de natureza construtivista ou comportamentalista.

Palavras-chave: software educativo; sinopse; estrutura aditiva e multiplicativa; behavioristas ou construtivistas.

 

Introdução

Os avanços em ritmo acelerado da tecnologia, com aparelhos eletrônicos com custos cada vez mais baixos e quantidades cada vez maiores têm permitido que uma parcela cada vez mais ampla da população tenha acesso a esses recursos disponíveis no mercado. Já se tornou comum na maioria das residências o uso de computadores conectados a Internet e essa nova realidade tem feito fez crescer o interesse dos jovens pelas novas tecnologias que a utilizam para informar-se, comunicar-se e divertir- se.Experiências em Ensino de Ciências – V4(1), pp.35-55, 200936

Diante dessa nova realidade de avanços científicos e tecnológicos a reação das crianças e dos jovens no ambiente escolar também é muito distinta daquela de algum as décadas atrás, se fazendo necessário repensar os objetivos básicos e elementares do

ensino da Matemática para as crianças. É preciso ir além da padronização e mostrar a elas estratégias eficientes para que possam

enfrentar novas situações e desafios com criatividade.

 

Os softwares

educativos podem ser um notável auxiliar para o aluno adquirir conceitos em determinadas áreas do conhecimento, pois o conjunto

de situações, procedimentos e representações simbólicas oferecidas por essas ferramentas é muito amplo e com um potencial que atende boa parte dos conteúdos das disciplinas. Estas ferramentas permitem auxiliar aos alunos para que dêem novos significados às tarefas de ensino e ao professor a oportunidade para planejar,e forma inovadora, as atividades que atendem aos objetivos do ensino.

 

Um software

será relevante para o ensino da Matemática se o seu desenvolvimento estiver fundamentado em uma teoria de aprendizagem cientificamente comprovada para que ele possa permitir ao aluno desenvolver a capacidade de construir, de forma autônoma, o conhecimento sobre um determinado assunto. Outro aspecto relevante que deve ser considera do é a construção dos conceitos matemáticos na organização das tarefas de aprendizagem propostas às crianças. Neste sentido, a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud pode servir de base na construção de softwares, pois diz que o desenvolvimento cognitivo depende fortemente da criação de situações e de conceituações específicas. Para o autor, campo conceitual é um conjunto informal e heterogêneo

de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição (Vergnaud, 1998). Esses campos conceituais são recortes do mundo físico com um forte componente cultural associado. Um ganho em se trabalhar com a Teoria dos Campos Conceituais no planejamento e na análise de situações de ensino é que essa é uma teoria que lida com o desenvolvimento cognitivo e com a aprendizagem a

partir dos próprios conteúdos do conhecimento e a análise conceitual do seu domínio (Moreira, 2002).

Os softwares educativos podem contribuir na construção do conhecimento ? As novidades tecnológicas e a grande variedade de softwares educativos disponíveis na rede mundial de computadores podem contribuir de forma expressiva para facilitar o processo ensino-aprendizagem e oferecer para o professor diferentes e enriquecedoras alternativas didáticas auxiliares. Muitos softwares

educacionais estão se tornando uma solução reveladora e interessante, à medida que são empregados nas mais variadas

situações tais como em simulações, que substituem sistemas físicos reais da vida profissional e testam diferentes alternativas de otimização desses sistemas. Além disto, podem também contribuir na estimulação do raciocínio lógico e,

conseqüentemente, da autonomia, à medida que os alunos podem levantar hipóteses, fazer inferências e tirar conclusões, a partir dos resultados apresentados.